sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo 2012...

Faço votos de um Feliz e Santo Natal e desejo um próspero Ano Novo aos meus queridos Irmãos e a todos os leitores!!!
E a todos deixo a seguinte reflexão a fazer:
"Se é costume se dizer que o Natal é sempre quando o Homem quiser, afinal quando será que ele o desejará e principalmente o cumprirá?"

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sessão de Solstício de Inverno de Grande Loja 2011...

Teve lugar no fim de semana passado, num local a coberto da indiscrição de profanos  a oriente de Lisboa, a sessão de Solstício de Inverno da Grande Loja da GLLP/GLRP.
A União, a Concórdia, a Sapiência, a Beleza, entre outras virtudes maçónicas estiveram bem representadas nesta sessão.
Pelo que considero que esta sessão ficará certamente para a história na e da Maçonaria Regular Portuguesa e quicá da Maçonaria Mundial.  O que me leva a afirmar que " a Luz voltou-se a fazer!".
Após a conclusão da sessão, foi celebrado um jantar branco em honra das cunhadas, no qual foi possível vivenciar o espírito fraternal que reina na nossa Augusta Fraternidade.

Mas uma coisa foi certa, saí dessa sessão contente e satisfeito, talvez como não me tenha acontecido antes.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Para escutar (14)...


Hoje trago algo um pouco mais pesado que o habitual.
Hoje é a vez da banda do Irmão Burton Bell a fazer a sua aparição por estas bandas.
Às vezes a Arte Real aparece onde menos se espera...
Fear Factory ao vivo com a canção "Replica".

sábado, 10 de dezembro de 2011

Sugestão Literária (10)...


Hoje a sugestão que  Vos faço, é o novo livro da pintora Carmen-Lara.
Tenho acompanhado as belas pinturas que ela tem feito nos seus vários blogues, mas destaco este sobre a temática maçónica e que dá pelo nome de " Arte Maçónica ".
É um espaço muito interessante, e o referido livro retrata a sua visão sobre a Arte Real.
E com um prefácio de António Arnaut (Past Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano), este é um livro a ler, sem dúvida alguma.
Livro: "Arte Maçónica, numa Visão Profana de Carmen-Lara", Editora Sítio do Livro.

Post Sciptum: O Lançamento do livro vai ser no Grémio Lusitano, sito ao Bairro Alto, Lisboa; no dia 13 do corrente mês, apartir das 18h30.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O "tú"...

Na Maçonaria existe o hábito de os seus membros se tratarem por irmãos ou manos, uma vez que a Ordem Maçónica é uma Irmandade Fraternal. Mas para além desse costume, existe outro que talvez faça alguma confusão aos recém-chegados.
É o facto de todos no seu trato habitual, se tratarem por “tú”.
Independentemente da idade, grau ou qualidade maçónica, todos, mas mesmo todos se tratam por “tú”. Enquanto na vida profana é se habitual as pessoas se tratarem por você, na Maçonaria não existe esse distanciamento pessoal.
Isto por si só, é uma demonstração que aos maçons não interessam os cargos, profissões que um irmão detenha na sua vida profissional. Em Loja todos sãos iguais entre si. Desde o mais pobre ao mais favorecido financeiramente não existe diferença no trato. Os “metais” ficam sempre fora de portas do Templo. Essa é uma das grandes qualidades que se podem encontrar na Maçonaria a par da Tolerância e do espírito fraternal.
E como entre irmãos não há lugar a deferências, é salutar o tratamento por “tú” do que por outra coisa qualquer. Aos mais novos, dá-se lhes confiança para se enturmarem com os mais velhos na casa, e aos mais idosos em idade, consegue-se que mantenham desse modo, um espírito jovem e reverencial que a todos agrada.
Esta forma de tratamento entre pessoas, foi dos hábitos que mais estranheza me causaram nos meus tempos de neófito.
É como se costuma dizer: “primeiro estranha-se, depois entranha-se…”

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011